Responsabilidade Social
PROGRAMA NA MÃO CERTA
O enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras é a principal bandeira do Programa Na Mão Certa.
O programa busca mobilizar empresas para agirem em torno deste problema que afeta milhares de crianças e adolescentes em nosso país. O Grupo TOMÉ abraçou esta causa e já está empreendendo esforços para que esta violação de direitos deixe de acontecer. Com a assinatura do Pacto Empresarial, o grupo se engajou ao Programa Na Mão Certa e contribuirá com ações em sua cadeia produtiva para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
EVOLUÇÃO E COMPROMETIMENTO
Desde o início de suas atividades, há 40 anos, a TOMÉ assumiu o compromisso de realizar um trabalho diferenciado de prestação de serviços voltado para as exigências de seus clientes. Com essa filosofia e com a proposta de aperfeiçoamento contínuo, buscou a excelência e obteve, em 1999, a Certificação ISO 9000.
Voltando-se também para o pensamento e conduta de valorização das pessoas, melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, apoio a ações sociais e de cidadania, a TOMÉ desde 2005 implantou um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social.
No final de 2007 foi elaborado um check list interno denominado “Guia TOMÉ" de Responsabilidade Social” que contém requisitos baseados na Norma Internacional SAI SA 8000:2001. As práticas implementadas a partir do “Guia TOMÉ” têm se mostrado adequadas aos objetivos da Empresa como ferramenta de gestão social.
01. DISCRIMINAÇÃO
A TOMÉ assegura tratamento igualitário e respeitoso para todos os colaboradores, independente de sua raça, cor, nacionalidade, sexo, religião, classe social, orientação sexual, deficiências, filiação a sindicatos ou a partidos políticos
02. HORÁRIO DE TRABALHO
A TOMÉ atende a legislação nacional relacionada com a jornada de trabalho aplicáveis às atividades da empresa.
03. LIBERDADE E SINDICALIZAÇÃO
A TOMÉ promove o diálogo contínuo construtivo entre os colaboradores, o sindicato da categoria e a própria empresa.
04. PRÁTICAS DISCIPLINARES
A TOMÉ preserva o bem-estar físico e emocional dos colaboradores através da proibição da pratica de punições corporais; constrangimento ou ameaças; abuso verbal; assedio sexual; comportamentos abusivos ou exploradores.
05. REMUNERAÇÃO
A TOMÉ preserva o bem-estar físico e emocional dos colaboradores através da proibição da pratica de punições corporais; constrangimento ou ameaças; abuso verbal; assedio sexual; comportamentos abusivos ou exploradores.
06. SAÚDE E SEGURANÇA
A TOMÉ deve assegurar que os colaboradores tenham um local de trabalho seguro e saudável.
07. SISTEMA DE GESTÃO
A TOMÉ mantém um Sistema de Gestão com evidencias de que os requisitos de responsabilidade social estão sendo atendidos, inclusive por seus fornecedores, visando melhoria em seu desempenho.
08. TRABALHO FORÇADO
A TOMÉ não pratica e/ou apóia o trabalho para o qual a pessoa não tenha se oferecido voluntariamente.
09. TRABALHO INFANTIL
A TOMÉ não pratica e/ou apóia o trabalho infantil (menores de 16 anos).